Algumas pessoas entendem porque ele é tão importante em nossas vidas, mas ainda causa desconforto na grande maioria.
Pode acreditar em mim: O Propósito é o divisor de águas para você nunca mais agir de forma automática e sim VIVER a essência da sua VIDA, passando de expectador(a) a protagonista da sua trajetória.
A maioria das pessoas não dá tanta importância ao que é relevante para si e este é o princípio para a grande virada de chave saindo da sobrevivência para a melhor vivência da sua existência.
Na minha visão, o PROPÓSITO é o mais importante de toda a jornada, pois é a partir do que é relevante que estão as evidências do que te completa pessoal e profissionalmente.
Exemplificando: se você tem que bater uma meta e esta exige muito esforço, você deverá suportar a dor física, mental, social e emocional, provavelmente vai errar várias vezes, terá que manter-se determinado(a), confiante e seguir agindo com as melhores práticas dentro da sua capacitação.
A maioria das pessoas desiste.
Por que?
Porque a dor (aqui eu falo de dor interna e externa) no aspecto de desmotivação, falta de coragem, persistência, puxada de tapete, ambiente desfavorável, competição desleal, falta de foco, falta de respeito consigo mesmo(a) e principalmente da falta de se conhecer realmente) que passa a não valer a pena tanto esforço diante do objetivo.
Digamos que o setor onde você trabalha recebesse um novo desafio do seu líder: onde quem fechar o maior patrocínio para o evento anual da empresa que irá ocorrer daqui dois meses ganhará um final de semana em um Resort em Porto de Galinhas com acompanhante.
O prêmio é tentador e no início todos irão se empenhar para alcançar a meta.
No início está tudo bem.
Você está motivado (a) e sua mente está desperta.
A final do primeiro mês, você começa a dar os primeiros sinais que não vai conseguir pois iniciam os primeiros sintomas de desanimo, desmotivação e você começa a se perguntar que ideia foi essa de achar que ia ser você que ganharia? Mas seu orgulho ainda é mais forte que reconhecer que não é o que gosta de fazer, afinal você nem sabia por onde começar, mas foi pelo ímpeto do prêmio.
Quase chegando ao final do prazo você está totalmente insatisfeito(a) com você, com o seu rendimento, o seu corpo está dando sinais de stress, pois a tensão que vem passando é bem maior que a sua satisfação e aí o impulso de desistir é enorme e então, acontecerá uma batalha na sua mente:
A relevância da meta contra o esforço para batê-la.
Se o final de semana no resort for a exatamente a concretização do seu sonho, você vai até o final da disputa.
Mas se for somente uma disputa interna entre você e os seus colegas, talvez você não passe nem do primeiro mês neste desafio. Ou seja, você só perdeu seu tempo e se desgastou por ter despendido um tempo razoável da sua vida em algo que não era tão relevante para você.
O que mudou de uma situação para outra foi o que ele representa para você. O nível de relevância.
Quando você tem um PROPÓSITO claro e muito relevante para você, não desistirá facilmente.
Quando seu propósito não te mantém tão motivado(a), porque não é tão relevante, você desiste.
Algumas pessoas não desistem pelo orgulho, porém, esse é o pior dos motivos para continuar: assumir o compromisso com o erro por puro orgulho (ego).
Sabendo disso, não imponha esforços sobre humanos sobre seu tempo e energia para executar tarefas que não estão alinhadas com o seu PROPÓSITO.
Conheça a si mesmo e descubra qual é realmente seu propósito de vida e o que é verdadeiramente imprescindível para você.
Somente depois desta clareza você começa a agir, começa a caminhar. Se você estiver caminhando por algo que realmente te moveria pelos próximos anos, você não vai desistir.
Se tornará imbatível.
Como costumo dizer, as pessoas não falham, elas desistem.
O seu propósito fará você ter sucesso pelo fato de que ele não vai deixar você desistir.
Outro exemplo é no início do ano você está super motivado querendo mudar o mundo.
Ótimo, porém, você sabe que essa motivação vai se esvair aos poucos frente aos problemas do dia a dia. Todo ano é assim.
O que você deve fazer para minimizar esse problema?
Planejar e seguir o plano.
Você não deve agir de acordo com sua motivação atual, mas sim de acordo com o plano de traçou.
Escreva as tarefas diárias, semanais e mensais em um caderno ou em um app de acordo com os objetivos que deseja alcançar e coloque data (dia, mês e ano) seguindo o plano dia a dia.
A cada dia que você conquistar mais uma meta (por menor que seja) vai se sentir motivado(a) para continuar no dia seguinte.
Substitua a motivação pelo planejamento, mas use a motivação para planejar.
Espalhe estrategicamente em lugares visíveis post-its pela casa lembrando você do que deve fazer.
Leia o planejamento todos os dias, várias vezes por dia, coloque alarmes no seu celular para lembrá-lo(a) de fazer o que deve ser feito, premie-se quando conseguir pequenas vitórias.
Importante:
Planeje, siga o plano, avalie os resultados e corrija o plano em pequenas coisas, caso veja que é necessário. Mas não mude o plano todo, mude apenas 20% dele, no máximo.
Não mude de cabeça quente de uma hora para outra em meio às derrotas aquilo que você planejou de cabeça fria durante dias ou semanas.
Isso é o básico para ter êxito. Sem um plano não se vence nenhuma batalha.
Commentaires